Pesquisar
Close this search box.

Saiba como viajar barato pela Europa sendo voluntario.

voluntario na europa

Você sabia que você pode ser um voluntário na Europa e assim evitar gastar muito dinheiro para realizar este sonho? Existem diversas formas de explorar a Europa, porém não é todo mundo que tem muito dinheiro para bancar essa aventura. Eu e minha namorada também não tínhamos, até que conhecemos o WorldPackers.

Nunca pensamos em ser voluntários na Europa. Porém, sempre tivemos a ambição de conhecer diversos países mais afundo, viver a cultura de perto, vivenciar novas experiências. Estávamos morando em Lisboa, Portugal. E nunca tivemos dinheiro suficiente para conhecer o resto da Europa.

Foi aí, que conhecemos a WorldPackers. Uma plataforma que conecta pessoas que querem trocar a sua mão de obra, por acomodação, comida, e experiências locais. Com pessoas que precisam dessa mão de obra, e possam proporcionar essa troca.

Como funciona o WorldPackers.

O WorldPackers é uma plataforma como se fosse um Airbnb, você faz o seu perfil e depois tem que pesquisar os lugares onde quer explorar. Para conseguir se conectar com os anfitriões, as pessoas que vão te acolher, você tem que pagar uma subscrição anual, que vai te dar direito a viajar por um ano, o mundo todo. Pagamos por volta de € 80 por pessoa. Existem 3 tipos de subscrição: Trip Solo, Pack Solo, Pack Solo Plus. E o mais legal é que você pode viajar com um amigo ou com o seu parceiro de vida. Existem também 3 subscrições: trips Casais/ Amigos, Pack Casais/ Amigos, Pack Casais/ Amigos Plus. Você pode analisar melhor os preços clicando aqui.

Depois que você criar o seu perfil, você tem que fazer alguns cursos da plataforma, a maioria deles são cursos interpessoais, nos quais te ensinam a como se relacionar com as pessoas e com os trabalhos que vão ser propostos. Nós fizemos também um vídeo falando um pouco da nossa história e o porquê escolhemos ser voluntários na Europa.

Quando seu perfil estiver bem completo, chegou a hora de pesquisar os lugares nos quais você tem vontade de conhecer. Nós compramos um carro para fazer essa aventura. Mas Arthur, eu consigo fazer isso sem carro? Consegue, sim, porém vai ser mais difícil de explorar outros lugares.

Como foi nossa experiência sendo voluntário na Europa com WorldPackers.

voluntario na europa

Começamos a planejar os lugares que queríamos explorar. Como queríamos achar um lugar melhor para viver, vendemos tudo que tínhamos, deixamos nossos trabalhos em Lisboa e decidimos que não íamos mais voltar para Portugal.

Colocamos uma data para deixar o país, dia 01 de julho de 2023. Fizemos nossa inscrição no WorldPackers em maio, e começamos a procurar lugares para ficar. Nossa ideia foi sair de Lisboa, depois ir para Espanha, França e Itália. Começamos a ver os lugares na Espanha, e já aviso, faça isso com antecedência, pois o anfitrião tem que te aceitar. Vocês vão marcar uma videochamada para se conhecer, isso é muito importante. Então, demora um tempinho até tudo se concretizar.

Nossa trajetória como voluntários na Espanha.

Saíamos de Lisboa já com lugar para ficar nos 3 países. Na Espanha, ficamos no meio das montanhas em uma pequena vila chamada Tarbena, foi um grande desafio, pois estávamos no meio do nada, onde o mercado mais próximo era a 15 km de distância, e a estrada era muito estreita, e se você desse mole, o carro poderia descer morro abaixo. Nosso trabalho era ajudar na limpeza da casa, alimentar as galinhas, limpar a piscina, cortar a grama e dar água para as plantas. Em troca, tínhamos uma casa só para nós morarmos, e 3 refeições diárias. Passamos diversos perrengues por lá, e ficamos o total de 12 dias.

Depois de todo perrengue que tivemos em nossa primeira experiência, aproveitamos e exploramos um pouco da Espanha, eu contei já algumas praias incríveis que visitamos, se quiser saber mais como foi, é só clicar aqui.

Nossa trajetória como voluntários na França.

Nossa segunda experiência como voluntário na Europa foi na França, em uma vila de 50 habitantes, chamada Chasnay. Lá, ajudamos uma senhora de quase 70 anos a tocar o único restaurante da vila sozinha. Eu ajudei no salão e no bar, e minha namorada ajudou na cozinha, já que ela é cozinheira profissional. Moramos em cima do restaurante e tínhamos 3 refeições diárias. Lá estávamos mais seguros, pois não existia nenhum perigo de montanhas.

Essa vila fica bem no meio da França, então tivemos a oportunidade de conhecer Paris, Sancerre uma região muito conhecida pelo seu vinho branco, e também andamos de caiaque pelo Rio Loire.

Após deixar a França, foi hora de embarcarmos em nosso terceiro destino como voluntários na Europa, agora na Itália. Vale lembrar que conhecemos diversas cidades nesse meio tempo, pois fizemos mais de 4 mil quilômetros dentro da Europa. Por isso, sugiro fazer essa aventura de carro, pois você pode ir acampando em diversos lugares e conhecer muita coisa local.

Nossa trajetória como voluntários na Itália.

Nosso voluntariado na Itália foi em um camping, em uma pequena cidade perto de Torino, chamada Verna. Para chegar, não era uma tarefa fácil, pois tinha uma montanha para subir, porém, não se compara com a experiência que tivemos na Espanha.

Nosso trabalho no camping era ajudar na limpeza e fazer alguns trabalhos domésticos. Esse foi de longe o trabalho mais tranquilo que tivemos. Em troca, tínhamos comida e abrigo. Moramos 2 semanas em uma campervan, foi bem divertido essa experiência. Aproveitamos para explorar Torino e as cidades aos arredores, como o Parco Naturale dei Laghi di Avigliana, e a cachoeira Goja del Pis.

Resumo da nossa experiência como voluntários na Europa.

voluntario na europa

Nunca tínhamos imaginado fazer uma experiência como essa, ainda mais, com tudo que tínhamos dentro do nosso carro. Foram quase 3 meses, 3 países diferentes, quase 5 mil quilômetros e mais de 28 cidades visitadas. Tivemos diversos perrengues, tivemos que saber viver com pouco, pois tínhamos um dinheirinho salvo, e mesmo sem gastar com moradia e algumas refeições diárias, tivemos também que comprar comida, bebidas, gasolina, pedágios e hospedagem em alguns lugares que passamos.

Conhecemos pessoas com histórias de vida surpreendentes. Fomos muito resilientes, pois cada lugar tinha suas regras, cada anfitrião tinha suas peculiaridades, então saímos muito da nossa zona de conforto. E como casal, tivemos que ser muito companheiros um do outro, tivemos que lidar com nossas emoções, saber respeitar a decisão de cada um e não pensar somente no nosso umbigo.

Se você quer ter uma experiência que te fará crescer muito como pessoa, eu te sugiro fazer um voluntário na Europa.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.